O objetivo do curso é permitir que o aluno aprenda a voar de ultraleve de forma segura e que ele passe a ter total conhecimento sobre tudo o que estará acontecendo ao pilotar seu equipamento, fazendo com que ele descubra os segredos da arte de voar e pratique esse esporte, com segurança e prazer, por toda a sua vida. Ao termino deste curso, ao ser aprovado, o aluno receberá o Certificado de Piloto Desportivo - CPD com habilitação para a categoria Ultraleve Básico Terrestre, emitida pelo DAC e válido no território nacional.


A Aeronave
Por definição o ultraleve é um avião monomotor experimental com motor a pistão,com capacidade para até 2 ocupantes, peso máximo de decolagem inferior ou igual a 750 kg , velocidade de estol (=velocidade mínima para se sustentar no ar) igual ou inferior a 45 kt. (83km/h).
Os ultraleves podem ser divididas em 2 subclasses: Ultraleve Básico e Ultraleve Avançado, com as seguintes características adicionais:

Ultraleve Básico:
Restrições: Peso vazio máximo 230 kg (280 kg para equipamentos aquáticos ou anfíbios) e carga alar com peso máximo igual ou inferior a 28 kg/m2, velocidade de estol (=velocidade mínima para se sustentar no ar) sem potência e na configuração de pouso igual ou inferior a 65 km/h.

Ultraleve Avançado:
Sem as restrições do Ultraleve Básico
O projeto, a fabricação e a operação dos ultraleves são fiscalizados pelo DAC (Departamento de Aeronáutica Civil).
Há uma grande variedade de tipos de Ultraleves, nacionais e importados, do mais rudimentar totalmente aberto (uma cadeira ao ar livre com asas) que voa com a velocidade de uma bicicleta, até o sofisticado e totalmente fechado com aspecto de avião moderno e que cruza a velocidades perto de 230 km/h. Os preços também variam muito, cerca de US$ 10.000,00 a US$ 70.000,00. A maioria pousa exclusivamente em terra, já os anfíbios podem operar tanto na terra como na água.

Ultraleves podem operar em sítios de vôo criados para eles, Aeródromos-Sede e Espaços de Vôo designados pelos SRPV/DACTA. Para viagens mais longas é necessário ter uma Carteira de Piloto de nível mais alto, o Certificado de Piloto Recreativo - CPR, que dá direito a voar dentro dos mesmos espaços aéreos que os Pilotos Privados.


No início o aluno se inscreve, adquire as apostilas e faz um exame de saúde específico com um médico credenciado pela ABUL - Associação Brasileira de Ultraleve. Depois de estudar as matérias: Conhecimentos Técnicos e Teoria de Vôo, se dirige à escola com os documentos necessários e faz um teste preliminar nestas matérias. É importante estudar a teoria e freqüentar as aulas teóricas. Paralelamente é iniciada a instrução de vôo que é dada em ultraleves de 2 lugares por instrutores credenciados pelo DAC. Estes vôos duram geralmente entre 20 e 60 minutos, dependendo da missão. Pouco a pouco se aprende uma série de manobras exigidas para o bom domínio do aparelho, até chegar aos pousos, que são a parte mais difícil a ser aprendida. Após o primeiro vôo-solo o aluno continua praticando com mais vôos-solo, vôos acompanhados pelo instrutor e pelo menos um vôo de navegação, até atingir o domínio e a segurança necessários e completar o mínimo de 20 a 30 horas de vôo. Finalmente, o candidato passa pelos exames teórico e prático.
Para outras categorias uma adaptação e um vôo de cheque são necessários. Tudo pode ser feito no local com exceção ao exame de saúde.


Pretende a interação contínua entre aulas teóricas e técnicas de vôo com as aulas práticas.


Carga horária: 20hs a 30hs de vôo.
As aulas são realizadas terça-feira a domingo das 08:00 ao pôr do sol.


Patrick Gonzalez
, (Instrutor) Piloto de asa-delta, parapente, paraquedismo, Piloto, checador e Instrutor de Ultraleve habilitado pelo DAC com mais de 1.000 horas de instrução. Piloto aeronáutico (privado, comercial, IFR)


Patrick Gonzalez, (Instrutor) Piloto de asa-delta, parapente, paraquedismo, Piloto, checador e Instrutor de Ultraleve habilitado pelo DAC com mais de 1.000 horas de instrução. Piloto aeronáutico (privado, comercial, IFR)


Você não precisa ser louco para voar de Ultraleve. Para tornar-se piloto basta ter boa saúde (atestado médico) e um mínimo de compreensão para coisas técnicas, idade mínima de 18 anos (com 17 e autorização dos pais é possível iniciar o curso).


Para fazer sua inscrição clique aqui, ou se preferir ligue para a Central de Atendimento (21) 2437-4592.


O curso poderá ser pago por hora aula ou pacotes, o preço irá baixando de acordo com o pacote de horas aula contratadas.
O preço é diferenciado para alunos que treinem em aeronaves próprias.


O aluno, ao ser aprovado Certificado de Piloto Desportivo - CPD com habilitação para a categoria Ultraleve Básico Terrestre, emitida pelo DAC e válido no território nacional.

 
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